jusbrasil.com.br
12 de Maio de 2021

Confira 7 dicas essenciais para passar no Exame da Ordem

Matheus Rodrigues, Advogado
Publicado por Matheus Rodrigues
ano passado


Você está se preparando para o Exame da Ordem há algum tempo já mas não sabe se está fazendo de forma correta; ou você ainda nem se preparou, não sabe como se organizar; ou já começou a estudar mas não conseguiu finalizar seu cronograma; talvez você foi ótimo aluno na faculdade e não conseguiu a aprovação no Exame da Ordem...

Esse artigo é para você!

O intuito desse artigo é conseguir auxiliar você que se identificou com um dos motivos já mencionados, bem como te motivar a traçar um planejamento focado na organização e disciplina para a tão sonhada aprovação no Exame da Ordem.

É comum se perguntar:

  • "Qual a melhor forma de estudar?"
  • "Por qual motivo não consigo focar nos estudos?"
  • "O que estou fazendo errado?"
  • "Ter hora de lazer? E perder tempo?"
  • "Como faço um cronograma?"
  • "Como me organizar para estudar todo dia?"
  • "Não passei na prova que fiz, o que fiz de errado?"

Diante dessas e outras perguntas é preciso deixar claro que definir o seu método é a melhor forma de se organizar. Se planejar de acordo com sua rotina a probabilidade de conseguir alcançar seu objetivo é grande.

E para você que já fez a prova 1,2,3... vezes e não obteve êxito muitas vezes a reprovação acontece não por falta de estudo, mas devido à falta de atenção em pontos importantes.

Tenha em mente que, você estudo 5 anos ou até mais então embasamento tem, agora precisa adequar tudo o que estudou em sala e / ou em casa juntamente com sua rotina, definindo estratégias.

Por conta disso, elaborei algumas dicas para sua preparação ser mais eficaz.

1. PLANEJAMENTO

O primeiro passo a ser dado é se planejar, tenha conhecimento das datas em que irão ocorrer as provas, desta forma você terá condições de determinar o tempo de preparação.

Além disso, como a maioria dos casos, você terá de lidar com o trabalho de conclusão de curso, que vai demandar tempo para ser realizado e irá dividir sua atenção com os estudos para o exame.

Uma excelente estratégia é investir em cronogramas, você terá completo controle de tempo estudado e qual matéria irá estudar no dia e ao longo da semana.

Desta forma, é importantíssimo escolher uma data para que você possa distribuir seus estudos de maneira organizada.

2. CONHEÇA BEM A PROVA

Outra coisa bem comum entre os examinandos é ir fazer a prova sem ter conhecimento de como ela é ou sem ao menos ter visto provas de edições anteriores.

O ideal nessa prova é ter o domínio de sua estrutura, conhecer as regras do jogo, quanto maior esse conhecimento mais chance de vencer.

Vejamos 4 pontos essenciais para já ir sabendo, confira abaixo:

1 - A prova tem 80 questões;

2 - O tempo de prova é de 5 horas;

3 - A prova não é separada por disciplinas;

4 - AS questões possuem o mesmo peso.

Além desses quatro pontos, observe também o padrão no número de questões por matéria, isso ajuda a saber o que esperar da prova e aumenta sua confiança para fazer o exame.

3. MÉTODO DE ESTUDO

Defina um método de estudo, isso é fundamental para começar a sua preparação.

Importante mencionar aqui que isso varia de pessoa para pessoa, você ode optar por aulas presenciais, vídeo aulas, leituras e resolução de questões (falaremos mais adiante) desde que seja confortável para quem está estudando.

4. RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

Mencionamos no item anterior os métodos de estudo, entre eles a resolução de questões.

Resolver questões é uma das chaves para se sair bem na prova, nesse formato de preparação você está treinando o cérebro para o que vai acontecer no dia do exame, além de ir ganhando confiança conforme aumenta os acertos.

Dependendo da sua disponibilidade você pode resolver, 30, 50, 100

questões por dia de determinada matéria e trabalhar seu tempo de resolução das questões (a média é 3 minutos).

5. CRONOGRAMA

Depois de definir a data do Exame, pesquisar sobre a prova e escolher o método de estudo, é hora de traçar um plano de estudos.

Como dissemos antes, um bom cronograma evita que você se submeta à prova objetiva sem ter visto todo o conteúdo.

Calcule o número de horas diárias de estudo com base na quantidade de horas a serem estudadas.

Obviamente, imprevistos poderão acontecer, mas lembre-se de que quanto mais fiel você for ao seu plano de estudos, mais preparado estará no

dia da prova.

6. REVISE O CONTEÚDO

De tempos em tempos, recapitular o que já foi estudado é

fundamental. É a revisão que vai garantir uma maior fixação do conteúdo, gerando mais segurança na hora da prova.

Por isso, não se esqueça de contabilizar em seu plano de estudos algumas horas de revisão inclusive nos dias que antecedem a prova.

7. SEPARE HORAS PARA SE DISTRAIR

Quanto mais horas diárias dedicadas ao estudo maiores as chances de aprovação, certo? Bom, nem sempre isso é verdade.

O estudo exaustivo, não equilibrado com as horas de lazer, pode comprometer o tão esperado resultado positivo. Esse equilíbrio é necessário para reduzir a ansiedade e deixar sua mente preparada para assimilar o conteúdo.

Além disso, uma carga de estudos excessiva pode fazer com que você se canse antes da hora e não consiga manter o ritmo até o final do planejamento.

O Exame da Ordem não é algo fácil, existe muita pressão e cobrança de familiares e amigos, no entanto, não permita que fatores externos atrapalhem seus estudos. Tendo dedicação e muita disciplina sua aprovação chegará, tenha em mente que isso depende apenas de você.

______________________________________________________

Leia mais:

Recursos no direito do trabalho: https://matheusmrfs94.jusbrasil.com.br/artigos/843908077/recursos-no-direito-do-trabalho

Estabilidade da funcionária gestante: https://matheusmrfs94.jusbrasil.com.br/artigos/840412473/estabilidade-da-funcionaria-gestante

10 direitos trabalhista garantidos pela CLT: https://matheusmrfs94.jusbrasil.com.br/artigos/836505624/10-direitos-trabalhistas-garantidos-pela-clt

Honorários advocatícios e suas espécies: https://matheusmrfs94.jusbrasil.com.br/artigos/830616187/honorarios-advocaticiosesuas-especies

______________________________________________________

Espero ter contribuido de alguma forma !

Obrigado pela leitura !

Deixe nos comentários o que tem feito para a tão sonhada aprovação.

Me siga no instagram: https://www.instagram.com/matheus.adv94/

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr. Matheus, excelente artigo. Ótimas dicas!!! Já tomei nota em todas.

Obrigada por compartilhar.

Abraço. continuar lendo

Obrigado pela leitura, Priscylla ! Fico feliz em ter contribuído continuar lendo